visualizações de página

sábado, 27 de novembro de 2010

Educação Especial

Este texto,  recomendamos para leitura àqueles que se interessam pela temática deste blog...

Conteúdo encontrado no site abaixo referido e retirado integralmente para fins de divulgação, respeitando-se direitos autorais, sem fins comerciais.

Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial

 

Maria Irene Maluf é Pedagoga especialista em Psicopedagogia pela PUCSP. Atende em consultório particular crianças e adolescentes com Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Professora em cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Psicopedagogia, Coordenadora do curso de Especialização em Neuropedagogia e Psicanálise. Palestrante no Brasil e no Exterior, organizou e participou de Cursos, Fóruns, Congressos e Simpósios durante e após sua gestão como Presidente Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia, ABPp (2005-07).Organizadora de livros e autora de capítulos em publicações nacionais e artigos em revistas nacionais e internacionais, prefaciou diversos livros de sua área de conhecimento. Editora da revista Psicopedagogia da ABPp, desde 2003. Colunista das revistas Direcional Escola e na Poltrona. Presença frequente na mídia em geral, participa de entrevistas em rádios e televisão, escreve artigos e colunas  sobre temas relacionados à educação, psicopedagogia e neuroaprendizagem para jornais, revistas e sites na internet. Em linguagem objetiva, acessível e adequada ao perfil do público alvo, aborda questões sobre os problemas do dia a dia da educação na escola e na familia, assim como a respeito da avaliação e intervenção psicopedagógica nos transtornos de aprendizagem e necessidades educativas especiais de crianças e jovens.

           Fonte:  http://www.neuroaprendizagem.com.br/eventos.asp

Conteúdo retirado integralmente para fins de divulgação, respeitando-se direitos autorais, sem fins comerciais.

 Artigos de Maria Irene Maluf


Transtorno Bipolar na Infância
Preguiça ou dificuldade de aprendizagem?

Livros
 












Editora: WAK
Autor: MARIA IRENE MALUF
ISBN: 8578540034
Descrição: 'Temas Interdisciplinares na Educação' integra conhecimentos para esclarecer e orientar recursos de aperfeiçoamento tão necessários para auxiliar especialistas, pais e interessados em Educação. A interdisciplinaridade é um instrumento essencial para promover a atuação conjunta de diversos campos do saber, especialmente útil quando são aplicados na vida escolar e familiar, implementando os resultados educacionais.












Título:  HISTÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA E DA ABPp NO BRASIL
Autor:  MARIA IRENE MALUF E QUÉZIA BOMBONATTO
Editora:  WAK EDITORA

Sinopse:

A fim de apresentar a História da Psicopedagogia no Brasil, esta obra reúne artigos de profissionais que, por serem protagonistas deste processo, puderam nos relatar, de forma fidedigna, os fatos e as conquistas alcançadas neste trajeto de formação e estruturação desta área de conhecimento reconhecida e legitimada pela sociedade, apesar de ainda não legalizada.
Durante quase três décadas, participamos e colaboramos para a regulamentação da Psicopedagogia, que tem evoluído a partir de uma demanda da sociedade, passando a valorizar a aprendizagem segundo os novos paradigmas e que tem respondido a ela com uma prática que busca suprir às necessidades de compreensão do ser humano em toda sua complexidade, tornando-se, assim, uma área de atuação legitimada, procurada e reconhecida como essencial em nosso País.
Enfatizando os acertos e ressignificando os erros, podemos crer na certeza de termos percorrido caminhos, que, hoje, nos ajudam a compreender a representação dos saberes, cuja circulação contribui para o fortalecimento do papel fundamental que a Psicopedagogia cumpre na construção do conhecimento, dando lugar ao aprender, abrindo espaços subjetivos e objetivos que se traduzem nas diferentes dimensões deste processo, quer sejam orgânico, emocional, cognitivo, sociocultural ou acadêmico.
Assim, a ABPp oferece um profícuo material para o estudo e a compreensão de sua epistemologia, oferecendo uma significativa contribuição para o conhecimento e a atualização dos psicopedagogos, educadores e estudiosos da área. É um convite para refletirmos sobre o percurso, o domínio e os rumos da Psicopedagogia no Brasil.

Autoras deste Texto Selecionado:
Maria Cristina Corrêa Rocha     e
Elisabeth Catarina Somaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário