A Importância do Psicopedagogo na Instituição Escolar
Maria Augusta Mota de Miranda
Especialista em Psicopedagogia Institucional , Professora de Língua Inglesa, formada no Campus IV, pela Universidade Estadual da Bahia.
E-mail: augusta-life@hotmail.com
Quando o processo de aprendizagem acontece de forma linear, o aluno adquire os seus conhecimentos com segurança e a sua construção se torna mais prazerosa. Sua auto-estima se eleva, e isto se reflete na apresentação de um ótimo rendimento em todas as disciplinas.
Todavia, se no seu trajeto ele se depara com inúmeras dificuldades, tais como: lentidão na execução de tarefas, queda de desempenho nas matérias, notas baixas, repetências, desinteresse pelos estudos, devemos então considerar o trabalho psicopedagógico como relevante, já que o aprendiz por si só não tem condições de fazê-lo e nem a instituição lhe dá suporte necessário.
Neste caso, o psicopedagogo é indispensável e deve realizar sua função de forma responsável, visando promover tanto no aluno, quanto na escola, mudanças significativas de aprendizagem.
Todavia, se no seu trajeto ele se depara com inúmeras dificuldades, tais como: lentidão na execução de tarefas, queda de desempenho nas matérias, notas baixas, repetências, desinteresse pelos estudos, devemos então considerar o trabalho psicopedagógico como relevante, já que o aprendiz por si só não tem condições de fazê-lo e nem a instituição lhe dá suporte necessário.
Neste caso, o psicopedagogo é indispensável e deve realizar sua função de forma responsável, visando promover tanto no aluno, quanto na escola, mudanças significativas de aprendizagem.
Assim, frente a uma situação – problema , ele atuaria partindo de uma investigação sobre a vida escolar e familiar do estudante; através de diálogos com os pais, com os professores e também com o próprio aluno, tentando visualizar o problema existente no mesmo, orientando -o da melhor forma através de material pedagógico, entrevistas, provas projetivas ( desenhos) etc..., para que suas dificuldades de aprendizagem sejam sanadas e que ele tenha melhores resultados no futuro.
Buscando também a melhoria na relação aluno/ professor /funcionário, ele ajudaria, auxiliando assim estes, no surgimento de conflitos existentes; na interação com o outro; na elaboração dos planos de aula (na qual os professores poderiam fazê-los, de forma mais dinâmica, para que os alunos pudessem entender melhor as aulas); nos projetos da escola, que fossem mais voltados para a realidade da comunidade escolar.
Buscando também a melhoria na relação aluno/ professor /funcionário, ele ajudaria, auxiliando assim estes, no surgimento de conflitos existentes; na interação com o outro; na elaboração dos planos de aula (na qual os professores poderiam fazê-los, de forma mais dinâmica, para que os alunos pudessem entender melhor as aulas); nos projetos da escola, que fossem mais voltados para a realidade da comunidade escolar.
A instituição ( diretor, agentes administrativos, professores, secretários, coordenadores) não deve ver o psicopedagogo como uma ameaça, que está ali apenas para apontar os erros , mas como um suporte a mais, que poderá ajudar muito a escola.Contudo, para criar bases mais sólidas, será necessário que o ambiente escolar esteja aberto a estas mudanças, que se comprometam com este profissional coletivamente.O trabalho só terá sucesso, se todos cooperarem e tiverem o mesmo objetivo: de sanar as dificuldades de aprendizagem nos alunos; superar os conflitos já existentes e os ainda estão por vir.Conflitos estes, muito intensos e que aumentam ainda mais os obstáculos nas relações entre as pessoas.Interferindo em vários aspectos, principalmente no aspecto cognitivo criando uma série de demandas, necessitando assim da intervenção psicopedagógica.
O papel do psicopedagogo é de suma importância, porque ele vai agir como um “solucionador” para os problemas de conduta e aprendizagens, já que ele tem o domínio de técnicas especializadas, orientando professores, pais e demais envolvidos, naquilo que devem fazer em cada momento, para potencializar o tratamento.
Quando se fala em “ intervenção “, logo a palavra nos remete a vários significados: Ato ou efeito de intervir;Intervir ( do Latim intervenire ): ser ou estar presente; Pôr-se de permeio; Interpor a sua autoridade, os seus bons ofícios.
Interpor os seus bons ofícios: ação de quem tem algum preparo em determinada área e põe seus conhecimentos a disposição de quem deles necessita.Ação de quem acredita no que faz.
Estar presente: não indica necessariamente uma ação, o que leva a pensar em alguém disponível, que aguarda uma solicitação.Estar presente parece indicar uma posição, alguém a quem se pode recorrer e que está inteiro na situação.( Silvia ANCONA- LOPEZ 1995,p.20)
Com base nestas palavras, façamos uma reflexão sobre “ Intervenção Psicopedagógica”. O termo proveniente do verbo intervir, indica uma ação que determina antecipadamente um movimento. Alguém que estabelece um elo com outro alguém, e por estar preparado, produz alguma mudança significativa, que moverá outras ações, e que consequentemente terá novas intervenções.
Voltado para o seu objeto de estudo, que é o processo de aprendizagem, a intervenção psicopedagógica se realizará através destes elos ou ligações com metas bem definidas.Mas, como intervir, para promover o aprender ? A psicopedagogia ressalta que o sujeito deve ser sempre o autor da sua aprendizagem. E se isto não acontece, é porque existe uma série de demandas que precisam ser superadas, através da criação de mecanismos , que ajudem o aprendiz a mudar a sua realidade, bem como a transforma-lo em um sujeito melhor e mais capaz.
Conclusão
Saber lidar com o diferente; estruturar o sujeito, não é uma tarefa fácil,mas o psicopedagogo deve ter sempre este compromisso social.E a partir das reflexões envolvidas no processo de intervenção, contribuir para o esclarecimento destes déficit na aprendizagem, que não tem como causa apenas deficiências do aluno, mas que são conseqüência de problemas na instituição escolar, como também a família e outros membros da comunidade, que interferem no processo. É importante que tenhamos em mente, que o trabalho do psicopedagogo se dá numa situação de relação entre pessoas.O objetivo deste profissional é o de conduzir a criança ou adolescente, ou a instituição a reinserir-se numa escolaridade normal e saudável.Problemas de aprendizagem existem e sempre vão existir, mas só que agora há uma diferença, temos um olhar novo, clínico e mais amplo voltados para eles.Um olhar de um profissional que deve ser mais requisitado , e que não deixa de ser , de grande relevância no âmbito escolar.
Referências :
ANCONA-LOPEZ,M. Psicodiagnóstico : processo de intervenção. São Paulo : Cortez ,1995.
OLIVEIRA,Mari Ângela Calderari.Intervenção psicopedagógica na escola. Curitiba. IESDE,2004.
SÁ, Márcia Souto Maior Mourão. Fundamentos teóricos metodológicos da inclusão.Curitiba, IESDE, 2004.
SERRA, Dayse Carla Gênero.Teorias e práticas da psicopedagogia institucional.Curitiba , IESDE, 2004.
Fonte consultada:
http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/artigos_maria_augusta_mota.htm
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