visualizações de página

domingo, 28 de novembro de 2010

Sobre este Blog como atividade psicopedagógica...

Falando um pouco mais sobre esta proposta realizada inicialmente em sala de aula,


no curso de Psicopedagogia...em um sábado pela manhã....do dia 27 de novembro de 2010...


Nosso espaço físico disponível: um Laboratório de Computadores, com muitas maquinas e muita luz para darmos inicio à atividade.


Muitas idéias,  movimentação de alunas pela sala, algumas mostras de contentamento com o que se percebia possivel realizar....em meio aos temas que iam surgindo para comporem o blog.


Este foi parte do cenário que identifiquei e senti em meio ao grupo que participou da atividade.


Da descoberta à apropriação do conhecimento, das dificuldades às superações e conflitos, dos consentimentos às diferenças entre pontos de vista e percepções, a linguagem, a cultura, as condições ambientais, históricas e sociais que nos oportunizaram esta atividade, foi possível perceber que o ensino de um tema pode ser, sim, compartilhado de forma lúdica e qualitativa, respeitando-se as individualidades, o corpo, as potencialialidades daqueles que ali estão presentes, os sentimentos, a iniciativa e o pensamento que pode ser elaborado partindo-se de um objetivo e objeto comum: a área de Psicopedagogia e o curso que o investiga.


Desde os conteúdos abordados sobre Vygotsky até os de Wallon e Piaget, foram diferentes as formas de  pensá-las.


Houve representação pela via do teatro, discussão de filmes, escrita de memoriais...leituras, questionamentos e experiências trazidas acerca dos teóricos mencionados e de suas referidas teorias.


Não aprofundamos mais as discussões por conta do tempo não nos permitir, mas acredito que o repertório que ali fora ampliado, estará registrado na memória de cada um, do modo como lhe for desejado...


Memória, Interesses, Silêncios, Ausências, tudo isso é compartilhado nestes momentos de aprendizagem.


Se generalizo aqui neste pequeno texto o que foi ensinado e experimentado neste módulo, me desculpem.


Espero que esta atividade tenha sido iniciada (e continuada) e que ela desperte em todas vcs muitas outras experiências e práticas pedagógicas e psicopedagógicas, sejam de cunho teórico, sejam de cunho prático....


Se em Piaget as estruturas previamente existentes no sujeito são imprescindíveis no processo de conhecimento e dependem, sobretudo, da relação que o sujeito estabelece com o objeto de estudo e a conhecer, então, creio que cumprimos parte de nosso trabalho nesta disciplina. Se a integração do objeto de estudo for aproximado à realidade do aluno, dentro de suas condições existentes, de forma a estimulá-lo e desafiá-lo, permitindo que novas situações sejam criadas e adaptadas às estruturas cognitivas existentes, eis que o desenvolvimento foi operacionalizado. E eis que estudamos Piaget de um modo indireto e efetivo.


Se em Wallon a emoção é um suporte orgânico e corporal que acompanha toda e qualquer expressão afetiva, chamando, aproximando e contagiando o outro para sobrevivermos em grupos, então creio que estudamos Wallon discutindo-o tanto no filme Quando tudo Começa, assim como na construção deste Blog, onde todos que ali estavam presentes se dispuseram a pensar em algo que traduzisse um perfil, uma identidade própria.


A apostila com os textos sobre os teóricos estará disponível para leitura de vcs quando for de interesse de vcs. Espero que as fontes indicadas durante o curso sejam empregadas em outros momentos de sua formação e experiências profissionais. Desde os sites até os filmes indicados, espero que possam ser revistos e disseminados...


O conteúdo foi apresentado e com ele novas situações foram criadas.


Vcs estabeleram relações, relações entre relações, conflitos foram gerados e novos significados foram construídos...


E assim estamos em meio ao curso, em processo....


A avaliação, sem consulta, para identificar o que foi assimilado e o que pode ser acomodado, finalizou este processo da disciplina em si, mas espero que seu resultado venha a contagiá-las a continuar estudando....


Vcs foram criativas e criaram cenários e perfis de professores e alunos caricatos, na primeira aula sobre Vygotsky. Se emocionaram com as histórias de Entre os Muros da Escola e Quando Tudo Começa... filmes franceses de grande valor educativo.


Se o Contrutivismo valoriza o intercâmbio entre os alunos e o trabalho de grupo, em que o professor tem uma presença motivadora e menos impositiva, espero que ele tenha sido percebido nesta atividade.


Fica aqui registrado o meu desejo de que os teóricos ora estudados sejam percebidos como referências importantes de base para a prática profissional de vcs...l 


Forte Abraço,


Profa. Claudia
l
l

Nenhum comentário:

Postar um comentário