no curso de Psicopedagogia...em um sábado pela manhã....do dia 27 de novembro de 2010...
Nosso espaço físico disponível: um Laboratório de Computadores, com muitas maquinas e muita luz para darmos inicio à atividade.
Muitas idéias, movimentação de alunas pela sala, algumas mostras de contentamento com o que se percebia possivel realizar....em meio aos temas que iam surgindo para comporem o blog.
Este foi parte do cenário que identifiquei e senti em meio ao grupo que participou da atividade.
Da descoberta à apropriação do conhecimento, das dificuldades às superações e conflitos, dos consentimentos às diferenças entre pontos de vista e percepções, a linguagem, a cultura, as condições ambientais, históricas e sociais que nos oportunizaram esta atividade, foi possível perceber que o ensino de um tema pode ser, sim, compartilhado de forma lúdica e qualitativa, respeitando-se as individualidades, o corpo, as potencialialidades daqueles que ali estão presentes, os sentimentos, a iniciativa e o pensamento que pode ser elaborado partindo-se de um objetivo e objeto comum: a área de Psicopedagogia e o curso que o investiga.
Desde os conteúdos abordados sobre Vygotsky até os de Wallon e Piaget, foram diferentes as formas de pensá-las.
Houve representação pela via do teatro, discussão de filmes, escrita de memoriais...leituras, questionamentos e experiências trazidas acerca dos teóricos mencionados e de suas referidas teorias.
Não aprofundamos mais as discussões por conta do tempo não nos permitir, mas acredito que o repertório que ali fora ampliado, estará registrado na memória de cada um, do modo como lhe for desejado...
Memória, Interesses, Silêncios, Ausências, tudo isso é compartilhado nestes momentos de aprendizagem.
Se generalizo aqui neste pequeno texto o que foi ensinado e experimentado neste módulo, me desculpem.
Espero que esta atividade tenha sido iniciada (e continuada) e que ela desperte em todas vcs muitas outras experiências e práticas pedagógicas e psicopedagógicas, sejam de cunho teórico, sejam de cunho prático....
Se em Piaget as estruturas previamente existentes no sujeito são imprescindíveis no processo de conhecimento e dependem, sobretudo, da relação que o sujeito estabelece com o objeto de estudo e a conhecer, então, creio que cumprimos parte de nosso trabalho nesta disciplina. Se a integração do objeto de estudo for aproximado à realidade do aluno, dentro de suas condições existentes, de forma a estimulá-lo e desafiá-lo, permitindo que novas situações sejam criadas e adaptadas às estruturas cognitivas existentes, eis que o desenvolvimento foi operacionalizado. E eis que estudamos Piaget de um modo indireto e efetivo.
Se em Wallon a emoção é um suporte orgânico e corporal que acompanha toda e qualquer expressão afetiva, chamando, aproximando e contagiando o outro para sobrevivermos em grupos, então creio que estudamos Wallon discutindo-o tanto no filme Quando tudo Começa, assim como na construção deste Blog, onde todos que ali estavam presentes se dispuseram a pensar em algo que traduzisse um perfil, uma identidade própria.
A apostila com os textos sobre os teóricos estará disponível para leitura de vcs quando for de interesse de vcs. Espero que as fontes indicadas durante o curso sejam empregadas em outros momentos de sua formação e experiências profissionais. Desde os sites até os filmes indicados, espero que possam ser revistos e disseminados...
O conteúdo foi apresentado e com ele novas situações foram criadas.
Vcs estabeleram relações, relações entre relações, conflitos foram gerados e novos significados foram construídos...
E assim estamos em meio ao curso, em processo....
A avaliação, sem consulta, para identificar o que foi assimilado e o que pode ser acomodado, finalizou este processo da disciplina em si, mas espero que seu resultado venha a contagiá-las a continuar estudando....
Vcs foram criativas e criaram cenários e perfis de professores e alunos caricatos, na primeira aula sobre Vygotsky. Se emocionaram com as histórias de Entre os Muros da Escola e Quando Tudo Começa... filmes franceses de grande valor educativo.
Se o Contrutivismo valoriza o intercâmbio entre os alunos e o trabalho de grupo, em que o professor tem uma presença motivadora e menos impositiva, espero que ele tenha sido percebido nesta atividade.
Fica aqui registrado o meu desejo de que os teóricos ora estudados sejam percebidos como referências importantes de base para a prática profissional de vcs...l
Forte Abraço,
Profa. Claudia
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